16
ago
A programação do Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato contará com uma série de atividades, tais como dias de campo, cursos, leilões, lançamentos, mostra de animais e degustação de carne gourmet Senepol. “Será um evento épico para a raça Senepol, com a possibilidade dos criadores se atualizarem sobre temas de extrema relevância para o setor que precisa se mostrar cada vez mais eficiente.”, destaca o presidente Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) Pedro Crosara Gustin.
O I Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol, agendado para os dias 5 e 6 de setembro, também integra a agenda do Mega Encontro e já está com inscrições abertas (www.senepol.org.br). Especialistas renomados de diversos segmentos da pecuária estarão entre os palestrantes.
PROGRAMAS DE CERTIFICAÇÃO DA CARNE – O I Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol mostrará ainda como a indústria e as associações de criadores têm conduzido seus programas de certificação da carne. Serão compartilhadas as experiências das Associações de Hereford/Braford, de Angus e de Nelore. Outros temas que estarão em debate serão “Carne Bonificada: Carne de Qualidade para o consumidor e lucro para o produtor” e “A experiência do cooperativismo explorando nichos do mercado de carne”.
MELHORAMENTO GENÉTICO- As mais modernas ferramentas de seleção da raça Senepol serão apresentadas ao longo do segundo dia do I Seminário Internacional. A experiência norte-americana com a avaliação genética do Senepol será tema da palestra do diretor e geneticista chefe da AGI (subsidiária da American Angus Association), Stephen Miller. Ele também falará sobre “A DEP Genômica na raça Angus nos EUA: Resultados e Desafios”. O norte-americano Tad Sonstegard, da empresa especializada em edição de genes, ministrará a palestra “Gene Slick: Importante diferencial da raça Senepol”.
Já especialistas brasileiros na área de genética abordarão os resultados das provas de avaliação de desempenho, Consumo Alimentar Residual (CAR), ultrassonografia de carcaça, a importância do arquivo zootécnico nacional da raça e da avaliação intra-rebanho, como evitar a dupla musculatura. Outro destaque será o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), lançado este ano pela ABCB Senepol, organizadora do evento. A seleção genômica, que faz parte do PMGS, assim como as soluções genômicas para bovinos desenvolvidas pela empresa Neogen/Deoxi também serão abordadas durante o Seminário.